Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tatuagens


Tatuagens - 1

Historicamente as mulheres Chin foram adoradas pela sua beleza e rei vinha às aldeias para as raptar.

Como medida contra os raptos das suas mulheres, os anciãos da aldeia começaram a tatuagem das adolescentes para as tornar 'feias'.

A tradição pegou e para as gerações posteriores eventualmente tenha perdido o seu significado original e passou a representar coragem, beleza e força.

No entanto, quando esses grupos tradicionais começaram a sair das suas aldeias, a luta entre a tradição e a modernidade colocou a cultura tribal Chin sob crescente ameaça de ser absorvida pelos dominantes birmaneses.

Linguagem própria, os costumes e a vestimenta foram abandonados.

A prática de tatuagem facial também foi descontinuada.

Atualmente restam apenas um punhado de mulheres com tatuagens faciais.







Tatuagens - 2

Ornamento e Crime




Viena é uma cidade que, inevitavelmente, está associada com a música de Mozart, Haydn, Beethoven, Schubert e Brahms, com o concerto de Ano Novo e o público batendo palmas ao ritmo da Marcha Radetzky ou com as valsas da família Strauss. 

Houve um tempo, entre o final do século XIX e o início do século XX, que a capital do Império Áustro-Hungaro se tornou a melhor montra Europeia das Belas Artes.

Nesta harmonia artística, o arquiteto Adolf Loos publicou em 1908 um pequeno ensaio Ornamento e Crime no qual investiu contra o que considerava a epidemia decorativa do modernismo.

É uma obra muito breve, mas intensa, com algumas passagens realmente curiosas, como quando ele diz que o homem do nosso tempo, por causa de um impulso interior pinta paredes com símbolos eróticos é um criminoso ou um degenerado (especialmente ditigido aos pintores Gustav Klimt e Egon Schiele ).

O uso de tão pejorativo adjetivo é usado novamente, três décadas mais tarde, na exposição Arte Degenerada, que a Alemanha nazista celebrou em Munique, em 1937, de acordo com os critérios de Goebbels e Hitler.

Defensor de um racionalismo que abandona qualquer ornamento, Loos chegou a escrever que a evolução cultural significa a eliminação do ornamento, e que se os Papua [tribo da ilha de Nova Guiné] dilaceram e devoram os inimigos não são criminosos, mas quando o homem moderno estilhaça e, em seguida, devora alguém é um criminoso ou um degenerado.

Os Papuas fazem tatuagens no corpo, no barco que usam, nos remos, em suma, em tudo o que está ao seu alcance. Não é um criminoso.

O homem moderno que se tatua é um criminoso ou um degenerado (...). 

Os tatuados que estão detidos são criminosos latentes ou aristocratas degenerados.

Se um tatuado morrer em liberdade, isto significa que ele morreu alguns anos antes de cometer um assassinato.







Tatuagens - 3


FBI adiciona tatuagens às bases de dados biométricas

De acordo com um pedido de unformação o Federal Bureau of Investigation pretende adicionar tatuagens à sua carteira de características humanas de identificação, e está questionando a indústria sobre o assunto.

O Biometric Center of Excellence do FBI (BCOE) procura informação sobre as bases de dados de tatuagens já existentes.

Foi elaborada um conunto de questões para a industria e as agencias policiais sobre as bases de dados, incluindo se existem significados e afiliação de gangs nas tatuagens armazenadas, se existem especialistas a realizar a análise das tatuagens.

As questões incidem ainda na tecnologia existente, no modelo como a informação é extraída e as normas utilizadas na recolha das imagens e correspondentes metadados.

O BCOE é descrito como o ponto central para a pericia e a colaboração em biometria. 

Conhecido pelos seus serviços de identificação de impressões digitais e de ADN, o centro está a desenvolver competências na voz, iris e outros elementos de identificação. 

Nos marcadores biométricos emergentes está a explorar as pegadas e a geometria da mão.

A identificação de tatuagens integra o programa FBI's Next General Identification, uma iniciativa plurianual para desenvolver competencias de identificação para além das impressões digitais e os clichés fotográficos já utilizados no sistema de justiça criminal.

No passado dia 18 de Julho, foi declarado que o programa tem têm fases em desenvolvimento, incluindo uma que incide em cicatrizes, marcas e tatuagens. 

A implementação final está prevista para o verão de 2014.

Estão disponiveis diversas bases de dados de tatuagens, por exemplo tatuagens de significado extremista e tatuagens associadas a gangues de todo o pais.

Está a ser averiguada as implicações para a privacidade e os direitos humanos, as politicas para a sua recolha e utilização e estão a ser avaliadas as circunstancias especiais (por exemplo, quando as tatuagens se localizam em zonas “sensiveis” do corpo).

Actualmente as tatuagens já são utilizadas.

No dia 11 de Julho, o Wall Street Journal noticiou que foi negada a residencia permamente a alguns imigrantes com o fundamento em tatuagens suspeitas de representarem afiliações de gangues.